dimanche 15 janvier 2012

JANE BIRKIN & SERGE GAINSBOURG

Jane Mallory Birkin teve sua carreira projetada depois de aparecer no filme "Blow Up - Depois Daquele Beijo" de Michelangelo Antonioni em 1966, onde fazia uma adolescente que queria ser fotografada pelo personagem de David Hammings.


Em 1968 fez um teste para interpretar o papel principal no filme francês "Slogan", onde acabaria conhecendo seu segundo marido, Serge Gainsbourg com quem gravou a sensualíssima canção "Je 'taime...moi non plus", censurada no Brasil, Portugal, Espanha e Reino Unido. Com ele teve Charlotte Gainsbourg que também é cantora.


Linda e elegante, na década de 1980 acabou ganhando uma bolsa da marca Hèrmes que leva seu nome, a Birkin Bag, que chega a custar mais de dois mil dólares


Aos seus quase 65 anos, Birkin continua na ativa, atuando e fazendo shows ao redor do mundo. Atuou no filme "36 Views from the Pic Saint-Loup" e ainda lançou mais um disco, o "Enfants d'Hiver".


Serge Gainsbourg era talvez o mais feio dos sedutores. Famoso pela lista de conquistas de mulheres belíssimas, que inclui Brigitte Bardot. Cantor polêmico, viciado em cigarros, bebida, escândalos e mulheres.

Serge e Jane eram também frequentadores da Swinging London, o movimento efervescente londrino dos 60's, e por isso acabaram por influenciar não só a música como a moda da época, com seus costumes e ousadias. O filme Blow Up e Wonderwall, ilustram bem o que era a Swinging London. Serge faleceu em 2 de março de 1991, em consequência de um coração que já não podia mais com uma vida de excessos. Recentemente (2010) foi feito um filme sobre a vida de Gainsbourg – VIE HÉROIQUE – ainda sem título em português e sem previsão de estréia no Brasil.