mardi 17 janvier 2012

NA IDADE MÉDIA AS PESSOAS TOMAVAM BANHO?

Reza a lenda de que na Idade Média as pessoas não tomavam banho por medo que a água trouxesse doenças, mas essa afirmação é falsa!
A falta de higiêne na França é muito pior no século XX que na Idade Média. Além disso, a nudez na Idade Média não era um problema tão grave, assim, o banho se fazia muitas vezes nos rios ou lagos,não importando a idade ou o sexo.

O medo da água vêm da Renascença, onde a sujeira se propaga, sobretudo nas grandes cidades sem esgoto e sem nenhum sistema de limpeza. Inclusive, é nessa época que os perfumes começam a se tornar famosos. Inclusive, muitos aristocratas se impestiavam de perfumes para cobrir seus odores persistentes.
Você sabia?

Um dos personagens famosos que não gostava do banho era o Rei Sol (Luis XIV), ele mesmo tomou poucos banhos durante sua vida. O costume na época era fazer a sua limpeza à seco, ou seja, eles passavam panos umidecidos do corpo e no rosto para se lavarem, depois colocavam muita água de Colônia.

Quanto à higiêne dentária, esta era outra que muitos não cuidavam. Segundo os rumores da corte, o hálito do rei Luis XIV era um dos piores do reinado!